O Colégio Projeto Educativo

O Projeto Educativo de Escola assume-se como um documento basilar para a instituição, funcionando como o fio condutor e o produto final do processo educativo. Ele parte da identidade do Colégio e articula as necessidades contextuais, organizacionais e específicas com o Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória, as Aprendizagens Essenciais, a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e a Filosofia da Escola Inclusiva.

O Projeto Educativo do Colégio São Filipe fundamenta-se no desenvolvimento e execução de um trabalho global, sustentado na vontade e querer de todos os membros da sua comunidade educativa, incluindo o envolvimento familiar, pilares essenciais na prossecução dos objetivos educacionais a que se propõe. Os contributos resultaram da análise e reflexão a partir da caraterização do contexto e do diagnóstico.

Assim, procura implementar-se um projeto coerente com a filosofia e os princípios orientadores do Colégio, centrado na formação integral dos alunos como cidadãos conhecedores, conscientes e pró-ativos na construção da Paz, no Desenvolvimento Sustentável, na Inclusão e no Diálogo Intercultural.  Pretende-se ainda dotar os alunos de ferramentas que lhes permitam fazer face às constantes mudanças tecnológicas, sociais e económicas da sociedade contemporânea.

O projeto do Colégio São Filipe é aberto a novas experiências, apostando na formação global e eclética dos alunos, promovendo, a par do desenvolvimento do raciocínio lógico, do domínio da língua materna, das línguas estrangeiras oferecidas, do desporto e das novas tecnologias de informação e comunicação, a exploração das áreas das artes, tornando-as mais acessíveis às crianças e jovens e promovendo a sua participação, fruição e criação cultural numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida.

Para que a nossa excelência académica seja atingida, o Colégio possui uma vasta equipa de profissionais qualificados em diferentes áreas, motivados e empenhados, focados no desenvolvimento holístico dos alunos, trabalhando de forma colaborativa e flexível, numa perspetiva inclusiva.

O tema do Projeto Educativo definido no Plano Educativo, 2017-2020, do Colégio São Filipe “Crescer para Ser”, foi considerado pertinente, no entanto, o projeto foi revisto com base na sequência das diretrizes da legislação vigente. Continua, no entanto, a estar focado na valorização do Saber Ser, Saber Estar e Saber Aprender, sustentando-se num conjunto de valores e de princípios que a seguir se enunciam:

A elaboração do presente Projeto Educativo é da competência do Conselho Pedagógico, traduzindo a visão da comunidade educativa, constituindo-se um documento objetivo, conciso e rigoroso, tendo em vista a clarificação e comunicação da missão e das metas do Colégio.

  Projeto educativo 2017-2020