Notícia Colégio São Filipe a Bordo do Creoula

Inserido nas comemorações da “Semana do Mar 2017”, um evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, Marinha Portuguesa, Aporvela (Associação Portuguesa de Treino de Vela) e coordenado e dinamizado pelo professor Ricardo Contumélias, as turmas do 9º e 10º ano embarcaram no dia 5 de outubro no NTM Creoula para uma aventura que só finalizou, hoje, dia 6 de outubro.

Imbuídos num espírito de descoberta de novas aventuras, embarcámos nesta aventura que prometia não só, a aprendizagem da arte da marinharia e navegação, mas também a valorizar a importância do trabalho de equipa e conhecimento de nós próprios, das nossas forças e talentos escondidos.

Durante este dia e meio, que durou a nossa aventura, participámos em todas as atividades que tornam possível a navegação dum barco deste tipo. Desde a ajuda nos trabalhos de manutenção, subir ao mastro, ajudar a içar velas, ou até mesmo a responsabilidade de assumir o comando do leme numa noite de céu estrelado.

Numa viagem, deste tipo,  não há dia ou noite, o barco segue caminho dia após dia, e a tripulação organizada em turnos, chamados de “quartos”, trabalha incansavelmente para fazer o barco chegar a bom porto.

E é naqueles momentos especiais em que pode ouvir-se o vento nas velas, ou ver o sol nascer no horizonte longínquo do Mar, que se agradece por fazer parte duma experiência tão única e maravilhosa.

Ao chegar ninguém teve dúvidas de que foi uma viagem inesquecível, e da qual sentem um enorme orgulho de ter feito parte.

A viagem pode ter chegado ao fim, mas as histórias e a aprendizagem, essas, ficarão para o resto da vida!