Categorias
Colégio

Secretário de Estado da Educação visitou o Colégio

João Costa, numa série de visitas a entidades escolares que marcam o arranque do novo ano letivo, visitou o Colégio São Filipe, em Setúbal, e apelou a uma maior colaboração entre o ensino privado e público.

O Secretário de Estado da Educação esteve de visita ao Colégio São Filipe, no passado dia 19, como forma de celebrar o arranque do novo ano letivo. Em visita guiada pelas instalações, João Costa ficou a conhecer as várias salas e atividades desenvolvidas pela instituição.

Fruto de iniciativa privada e sem apoios adicionais do governo, o Colégio São Filipe leciona desde a creche até ao ensino secundário e junta ao programa educativo estabelecido uma série de outras atividades. Para tal, os alunos do colégio têm acesso a espaços que não se encontram na maioria das escolas nacionais, tais como uma piscina ou uma quinta pedagógica.

Segundo Luís Abelho, diretor pedagógico, o projeto do Colégio São Filipe passou por “enriquecer o currículo nacional, já por si muito eclético e vasto”, de modo a proporcionar aos estudantes um “currículo multifacetado” para que saiam da escola como cidadãos ativos, participativos e com os valores da cidadania enraizados. “É nesta base que temos construído, passo a passo, este colégio”, revelou.

“A escola vive dos seus alunos, para os seus alunos e, claro, para fazer um bom trabalho, tem de ter sempre as famílias ao seu lado”, admitiu Luís Abelho, acrescentando que o colégio estará “sempre de portas abertas àqueles que queiram beber destes valores e queiram beber desta filosofia”.

João Costa, Secretário de Estado da Educação, deixou vários elogios ao colégio e mostrou-se agradado por ver uma grande diversidade de atividades na oferta educativa do São Filipe.

“As sociedades mais justas, as democracias mais fortes e as sociedades com mais poder económico foram aquelas que mais apostaram na educação e é essa aposta que queremos vincar, o reinvestimento na educação – desde os zero anos até à formação de adultos”, defendeu João Costa, destacando algumas iniciativas e programas governamentais. “Nunca é tarde para investir na educação”, acrescentou.

Em relação à controvérsia sobre os apoios da escola pública e da escola privada, João Costa referiu que ambos os setores podem aprender um com o outro. “Se é verdade que, tradicionalmente, a escola pública tem um cariz mais inclusivo, é com grande agrado que a hoje vejo a administração desta escola a dizer “queremos que esta escola seja mais inclusiva”. Se é verdade que o setor privado tem tido instrumentos de autonomia e de força muito superiores ao setor público, ainda bem que assim é, pois agora podemos aprender e o que estamos a tentar trazer ao setor público é exatamente mais autonomia. (…) Isto para dizer que ninguém tem as razões ideais”, concluiu.

Em declarações à comunicação social, o Secretário de Estado defendeu que “todo o ensino em Portugal está no bom caminho” e reforçou o apelo à colaboração entre os setores. “Temos todos a aprender uns com os outros e há dimensões onde uns respondem melhor e outros respondem pior. O que temos é de trabalhar em conjunto”, disse João Costa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *