Oferta Educativa Pré-escolar

A educação pré-escolar, tal como está estabelecido na Lei Quadro (Lei n.º 5/97, de 10 de fevereiro), destina-se às crianças entre os 3 anos e a entrada na escolaridade obrigatória, sendo considerada como “a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida”. A atividade educativa/letiva de 5 horas diárias é da responsabilidade do educador que a exerce, em regime de monodocência.

A ação do educador de infância caracteriza-se por uma intencionalidade educativa que implica uma reflexão sobre as finalidades das suas práticas pedagógicas, o modo como organiza os seus projetos e como adequa as atividades às necessidades das crianças.

Esta reflexão tem por base observar, planear, agir e avaliar e deve ser suportada em diferentes formas de registo e de documentação, que permitam ao educador tomar decisões sobre a sua prática e adequá-la às características do grupo e do contexto social.

Todo este processo deve contar com a colaboração e participação de diferentes intervenientes educativos (crianças, outros profissionais, pais/famílias), devendo, incluir formas de comunicação e estratégias facilitadoras da articulação entre os diversos contextos de vida da criança.

Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE)

O desenvolvimento do currículo na educação pré-escolar tem como referência as OCEPE, aprovadas pelo Despacho n.º 9180/2016, de 19 de junho. Este documento legal constitui um conjunto de princípios gerais pedagógicos e organizativos de apoio ao educador de infância na condução do processo educativo a desenvolver com as crianças. Sendo um referencial comum para todos os educadores de infância da rede pública e privada de estabelecimentos de educação, este documento é geral e abrangente, incluindo a possibilidade de o educador fundamentar diversas opções educativas.

Áreas de currículo

As áreas de conteúdo preconizadas nas OCEPE são as seguintes:

Área da Formação Pessoal e Social
Área de Expressões e Comunicação Domínio da Educação Física
Domínio da Educação Artística Subdomínio das Artes Visuais
Subdomínio do Jogo Dramático / Teatro
Subdomínio da Música
Subdomínio da Dança
Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita
Domínio da Matemática
Área do Conhecimento do Mundo

Áreas de Complemento do Currículo

Em articulação com as áreas de conteúdo da educação pré-escolar o colégio completa o seu currículo com áreas de enriquecimento. Estas áreas, com currículo próprio, são ministradas por docentes especializados em articulação com as educadoras e incluídas no projeto curricular de sala.

Desenho Curricular

Áreas de Conteúdo
Área da Formação Pessoal e Social
Área de Expressões e Comunicação Domínio da Educação Física (1)
Domínio da Educação Artística Subdomínio das Artes Visuais
Subdomínio do Jogo Dramático / Teatro
Subdomínio da Dança (2)
Subdomínio da Música (3)
Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita
Domínio da Matemática
Área do Conhecimento do Mundo
Atividades de Complemento Curricular
Informática (4)
Inglês (5)
Natação (6)
Quinta Pedagógica (7)
(1) Educação Física (1 tempo semanal) – Área ministrada por docente especializado com planificação articulada com as planificações das educadoras titulares assegurando a supervisão pedagógica e o acompanhamento da execução das atividades.

(2) Dança (2 tempos semanais) – Área ministrada por docente especializado com planificação articulada com as planificações das educadoras titulares assegurando a supervisão pedagógica e o acompanhamento da execução das atividades.

(3) Música (2 tempos semanais) – Área ministrada por docente especializado com planificação articulada com as planificações das educadoras titulares assegurando a supervisão pedagógica e o acompanhamento da execução das atividades

(4) Informática (2 tempos semanais) – Área ministrada por docente especializado com planificação articulada com as planificações das educadoras titulares na área de conteúdo do Conhecimento do Mundo assegurando a supervisão pedagógica e o acompanhamento da execução das atividades

(5) Inglês (3 tempos semanais) – Área ministrada por docente especializado com planificação articulada com as planificações das educadoras titulares assegurando a supervisão pedagógica e o acompanhamento da execução das atividades

(6) Natação (1 tempo semanal) – Área ministrada por docente especializado com planificação própria adaptado à faixa etária e ao nível de adaptação ao meu aquático do aluno. Sempre que possível articulada com as planificações das educadoras titulares. Esta é realizada em coadjuvação com as educadoras titulares.

(7) Quinta Pedagógica (1 tempo semanal) – Área ministrada pela educadora. Embora tenha um tempo próprio esta área/recurso poderá ser ministrada conforme a necessidade de acordo com a planificação semanal.