Oferta Educativa Creche

O Colégio São Filipe tem como filosofia compreender melhor cada criança! Consideramos a educação como um processo fundamental e contínuo no crescimento de cada criança. Como tal, é de extrema importância a participação dos pais e a colaboração destes com os educadores nas várias atividades desenvolvidas ao longo do ano. A presença dos pais no processo educativo é uma forma de alargar e enriquecer todo o processo de aprendizagem.

O objectivo da creche

É missão da creche cuidar do atendimento das questões básicas de alimentação, higiene, sono, educação e pedagogia.

Proporcionar um clima emocional favorável à criança para que ela desenvolva sentimentos de satisfação e de plenitude, que lhe vão permitir suportar e superar as frustrações que, inevitavelmente têm de sofrer ao longo da vida.

As atividades de sala são propostas de uma forma motivadora e interessante, podendo utilizar-se o jogo como estratégia para a execução de diferentes tipos de trabalhos.

Muitas das atividades propostas no nosso colégio levam a criança a explorar a sua própria criatividade, principalmente nas expressões plásticas, musicais ( musica), motoras (psicomotricidade) e corporais ( dança) que estimulam a forma de comunicar e de se exprimir.

Creche e a família

A creche  é o prolongamento de casa, por isso é necessário que haja uma boa comunicação entre os pais e a escola.
Quando a adaptação de alguma criança é difícil, nós  propomos regimes de transição lenta e gradual . Aos poucos a criança vai-se habituando a esta nova realidade. O essencial é que a criança nunca se sinta “abandonada”, pelo fato de ser entregue aos cuidados de desconhecidos. A educadora juntamente com os pais fazem esta adaptação gradualmente. No espaço de uma semana vai-se realizando este processo, é claro que respeitamos o ritmo de cada criança. As Educadoras  têm também nesta fase, um papel primordial, estabelecendo e mantendo uma relação maternal com a criança, distraindo-a e levando-a a interessar-se por esta nova realidade, entretendo-a com brinquedos, jogos, atividades, canções, historias, brincadeiras.
Todo este processo é importante para a criança, contribuindo para uma boa evolução em todo o processo educativo.