Oferta Educativa 1º Ciclo

Componentes do Currículo

O Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho, alterado pelos Decreto-Lei nº 91/2013, de 10 de julho, e 176/2014, de 12 de dezembro estabelece as áreas disciplinares de frequência obrigatória para cada ciclo do Ensino Básico.

O desenvolvimento e a operacionalização dos programas e das metas curriculares específicas de cada disciplina do currículo nacional estão assegurados por docentes legalmente habilitados para o efeito.

Na matriz curricular do 1.º ciclo do ensino básico, é de salientar o seguinte:

Áreas de Complemento Curricular

A área de complemento curricular é a Informática e as Atividades de Enriquecimento Curricular são o Inglês (1º e 2º ano), Espanhol, Natação e Dança. Estas áreas possuem metas e planificações próprias e são ministradas por docentes especializados em articulação com as outras disciplinas que fazem parte das matrizes curriculares estando incluídas nos planos de sala.

Desenho Curricular e Carga Horária

Componentes do Currículo 1º e 2º anos 3º e 4º anos
Português >7h >7h
Matemática >7h >7h
Inglês 4,5h
Estudo do Meio >3h >3h
Expressões Artísticas* Oficina de Artes Plásticas (1) 1,5h 1,5h
Expressão Dramática (2) 0,75h 0,75h
Expressões Físico-Motoras Expressão Físico Motora (3) 1.5h 1.5h
Dança (4)
Apoio ao Estudo 4,5h 4,5h
Oferta Complementar (Informática) 0.75h 0.75h
Total de Horas 25 27
Atividades de Enriquecimento Curricular
Inglês (5) 4,5h
Espanhol (6) 1.5h 1.5h
Música (7) 0,75h 1
Natação (8) 1,5h 1,5h
Quinta Pedagógica (9)

(1), (2), (3), (4) Áreas desenvolvidas em articulação com os docentes especializados das áreas.

(5) Área desenvolvida como atividade de enriquecimento curricular no 2º e 3º anos com currículo próprio e planificada em articulação com o projeto de sala.

(6), (7) Áreas desenvolvidas como atividades de enriquecimento curricular com currículo próprio e planificadas em articulação com o projeto de sala.

(8) Área ministrada por docente especializado com planificação própria adaptado à faixa etária e ao nível de execução dos alunos. Sempre que possível articulada com o projeto de sala.

(9) Área ministrada pela professora titular. Embora tenha um tempo próprio esta área/recurso poderá ser ministrada conforme a necessidade de acordo com a planificação estabelecida.