O Colégio Filosofia Pedagógica

A missão do Colégio São Filipe reside na promoção do sucesso educativo e na valorização da formação pessoal e social dos alunos enquanto elementos da comunidade.

O Colégio de São Filipe pretende ser um apoio indiscutível à família pelo que, a sua filosofia assenta essencialmente no pilar fundamental que é a importância da família no desenvolvimento harmonioso das crianças e dos jovens, com base numa sólida formação curricular multifacetada, que aposta na exploração das áreas artísticas, desportivas e culturais, a par das áreas curriculares disciplinares.

Para que o objetivo da excelência seja atingido, possui uma vasta equipa de profissionais, motivados, enriquecidos com a experiência de partilhar e acompanhar o desenvolvimento físico e intelectual dos jovens, no objetivo supremo de educar. Pretende-se ser uma escola modelo na abordagem da educação, na intimidade do relacionamento próprio de quem cresce, aprendendo. Uma certeza: Estaremos sempre ao lado das crianças e dos jovens.

O Colégio São Filipe centra a sua ação na aquisição de valores essenciais ao ser humano, que promovam e habilitem os seus alunos para uma participação ativa como cidadãos ativos e conscientes, demonstrando responsabilidade, respeito, tolerância, solidariedade, empenho e criatividade nos diversos domínios das suas vidas.

O Projeto Educativo do Colégio São Filipe, fundamenta-se no desenvolvimento e execução de um trabalho global, sustentado na vontade e, querer de todos os membros da sua comunidade educativa, pilares essenciais na prossecução dos objetivos educacionais a que se propõe.

Assim, procura implementar-se um projeto coerente com a filosofia e os princípios orientadores do Colégio São Filipe, centrado na formação integral dos alunos como cidadãos úteis à sociedade, preparados para colocar o seu saber ao serviço do bem comum com pilares sólidos de formação técnica e cívica, dotando-os com ferramentas que lhes permitam fazer face às constantes mudanças tecnológicas, sociais e económicas da sociedade contemporânea.

O projeto do Colégio São Filipe é aberto a novas experiências, apostando na formação global e eclética dos alunos, promovendo, a par do desenvolvimento do raciocínio lógico, do domínio da língua materna, das línguas estrangeiras oferecidas e das novas tecnologias de informação e comunicação, a exploração das áreas das artes, do desporto e da saúde, bem como o contacto com a natureza.

O Tema do Projeto Educativo 2014/2017 do Colégio São Filipe é “Crescer com Valores: Consciência Ativa”, reconhecendo, desta forma, a importância da continuação da promoção da consciencialização cívica na formação de cidadãos tolerantes, observadores, responsáveis e úteis à sociedade, preparados para colocar o seu saber ao serviço da comunidade em que se inserem.