Notícia Artes no Colégio

Artes no Colégio
Exposição de trabalhos realizados nas disciplinas de Ed. Tecnológica e Oficina de Artes Plásticas pelos alunos do 1.º, 2º e 3º Ciclos.
Os trabalhos mostram alguns exemplos de modelação em barro, pintura em vidro, encadernação, costura, colagens e construção em madeira.

1ºA Taça com técnica do polegar
Barro amassado e modelado previamente (técnica do polegar), até obter um aspeto homogéneo. Com o auxílio do polegar, são realizadas as peças. Toda a irregularidade da peça é propositada para o resultado final. Acabamento das peças: pintura com guaches e envernizamento.

2ºA Taça com técnica do Polegar e Suporte de Lápis
Barro amassado e modelado previamente (técnica do polegar), até obter um aspeto homogéneo. Com o auxílio do polegar, são realizadas as peças. Colagem (lambuje) de elementos decorativos em barro. Toda a irregularidade da peça é propositada para o resultado final. Acabamento das peças: pintura com guaches envernizamento. Suporte de lápis realizado com molas de madeira e corda de sisal com pintura como acabamento.

3ºA Mealheiros e Bandeira do Concelho de Setúbal
Pintura de mealheiros e colagem de papel rendado para reprodução das obras da artista portuguesa Joana Vasconcelos. Ainda em exposição junto à sala da turma, a bandeira do Concelho de Setúbal realizada com papel crepe e tinta.
4ºA Mealheiros e Pratos com a técnica da lastra
Pintura de mealheiros e colagem de papel rendado para reprodução das obras da artista portuguesa Joana Vasconcelos. barro amassado e esticado previamente (técnica da lastra), até obter um aspeto homogéneo. Com o auxílio de uma taça, é dada forma às peças. Toda a irregularidade da peça é propositada para o resultado final. Acabamento das peças: pintura com guaches e envernizamento.

5ºA Estojos e Suporte para Pacotes de Leite
O trabalho foi desenvolvido a partir de um ziguezaguear dos fios horizontais (trama), pelos fios dispostos na vertical (teia). Acabamento: costura do estojo e aplicação do botão.
Os alunos utilizaram madeira de pinho para a elaboração deste suporte, e tiveram que aplicar técnicas como: medições, corte, grosar, limar, colar, pregar, lixar e envernizar. A decoração, através da pintura ficou ao gosto de cada aluno.

6ºA Encadernação
Dobragem de folhas e corte das mesmas. Costura dos cadernos e aplicação da lombada de reforço. Preparação da capa e contracapa e aplicação do papel artesanal para embelezamento do caderno e posterior aplicação do requife e colagem do caderno. Remates finais e aperfeiçoamento do caderno.

8ºA Vitral
Elaboração de esboços iniciais. Realização do desenho na jarra de vidro recorrendo à pasta de chumbo para criar relevo e criar o efeito de vitral. Pintura final com tinta de vidro para conceber transparências e luminosidade ao trabalho.

ET e OAP
Prof. Luís Silva